sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Alface: do Berçário à Mesa

#2 A Pequena Alface

Hoje é dia de plantação em Pedrogão.
(da nossa confortável, sustentável, orgânica e altamente técnica plantação em Hidroponia)

Agarrámos nas enxadas, picaretas chibanca e alvião, nas estronvengas e facão para mato e lá fomos para a terra. NÃO!!!! Nada disso! Isso é o inicio de uma história de terror!

Aqui só contamos Estórias de Amor que envolvem um par de luvas, calhas técnicas, e Solução Nutritiva. (alimento das plantas cultivadas por meio da hidroponia e, por isso, deve fornecer todos os nutrientes necessários para o seu crescimento, A solução nutritiva é preparada com água e sais ou fertilizantes, que contém os elementos essenciais.) 

As nossas plantas não crescem em terra, crescem em água tendo como principais benificios, uma nutrição de cultura ajusta, a ausência de contaminantes do solo e menores problemas fitossanitários fitɔsɐniˈtarjurelativo ao estado de saúde das espécies vegatais. agricultura que serve para combater as pragas que atacam as espécies vegetais ou para aumentar a produtividade dessas espécies, designativo do certificado que atesta que uma planta está saudável, não sofrendo de doença ou pragas) resultando numa qualidade superior do produto final, a horticola PTGreen que vos chega à mesa! 

Na hidroponia, pegamos nas Luvas e aplicamos todo o nosso amor e carinho ao manusear as nossas plantas, vossas horticolas.

Vamos plantar Alfaces Frisadas Verdes. 
Lactuca sativa var. crispa. Lactuca sativa é uma hortense utilizada na alimentação humana desde  500 a.C.. Originária do Leste do Mediterrâneo, o seu principal consumo é em saladas, com inúmeras variedades de folhascores, formas, tamanhos e texturas.)


Azáfama total… rececionar as plantas (sim, aqui maioritariamente não semeamos, essa é uma outra parte da estória que não a nossa. Essa é passada num noutro sitio que não as nossas estufas, num sitio onde germinam e aqui nos chegam já em formato bébé para serem plantadas)… selecionar e verificar a qualidade das mesmas (mesmo em bébés, todas as plantas são analisadas, à mão, uma a uma num criterioso rastreio visual)… prepará-las e coloca-las nas bancadas (o seu berço e casa até atingirem a maioridade).

As nossas bancadas têm dois pisos (um duplex portanto! Sim, porque na Hidroponia os hoteis são de luxo, não há espaço para menos do que estabelecimentos de 5* usando recurso das mais modernas ferramentas e técnicas). Um piso superior para as plantas bebés (são os berçários) e um piso inferior para quando estão maiores (são os crescimentos), onde ficam até à colheita. Os estágios em cada piso são rigorosamente controlados e planeados para que nada falhe e se consigam as melhores horticolas em termos de qualidade, tamanho, toque, textura, sabor e aroma.

Na véspera, deram-se os preparativos para o dia da receção. Tudo fora higienizado e preparado para receber as plantas bebés. ( ao muito me engano ou teremos num destes dias uma estória dedicada a esta parte essencial do processo )
Sim, porque tal como um recém-nascido que regressa a casa após o parto, as nossas plantas são recebidas com muito amor e carinho em cada uma das nossas estufas para se sentirem bem e minimizar assim o choque da mudança.

Luvas são calçadas, bancadas são abertas ( abre-se a "torneira" para deixar o caudal de água percorrer as nossas calhas ) e as primeiras plantinhas são colocadas.
Esse caudal de água transporta uma solução nutritiva (a comidinha do bébé). Essa solução é preparada cuidadosamente , estufa a estufa, tendo em consideração inumeros criterios vitais (tipo de água, tipo de plantas, condições atmosféricas,...) controlada pelo nosso médico de serviço (Eng. Agrónomo especializado em hidroponia )

Aqui é a sua nova casa.
Durante algumas semanas vão alimentar-se, crescer e estender raízes como se estivessem a espreguiçar-se…! Conquistam o seu espaço e já se seguram em pé.
Tal como um bebé, ganham a sua autonomia e podem dar o passo seguinte.
Está na hora de descerem para o local onde vão crescer até sairem para fazer uma família feliz. (passam da calha superior (o primeiro piso do duplex), especificamente desenhada para plantas bébés, para a calha inferior, mais espaçosa, larga, onde o fluxo de solução nutritiva abunda de forma estudada para que nada falte em termos de nutrientes às nossas plantas, vossas horticolas)

Esta passagem é feita manualmente, uma a uma, com muito cuidado e carinho onde se verificam novamente as plantas, as folhas, as raizes e se certifica que tudo está dentro dos parametros estabelecidos para garantir a qualidade imposta nos nossos horticolas PTGreen

A princípio estranham, mas em breve percebem que ali têm mais alimento e mais espaço para crescer. E crescem, crescem, até que no tamanho certo, ganham independência e saem para dar lugar a outras. (suspiro...)

Já sabe, quando vir uma alface PTGreen na prateleira do seu supermercado, essa é uma alface feliz!


Sem comentários:

Enviar um comentário